Rita Cadillac a Lady do Povo, é o título do mais novo e emblemático documentário de Toni Venturi. Como o nome diz, o documentário porcura dissecar a pessoa de Rita Cadillac ou de Rita de Cássia. Sua infância estudando em um colégio de freiras no Rio de Janeiro, a ausência dos pais (o pai morto quando ela tinha 13 dias de vida, a mãe nunca mais vista), a infância com a avó. O Primeiro namorado, o tempo em que fez programas, a entrada para a TV. O Filme traz toda a trajetória de Rita de Cássia mas com um certo porém.
O documentário de Toni Venturi se sobressai devido ao fato de que sua investiagação se presume no seguinte fato de que é uma artista de cunho popular que foi abosolvida pela comunicação de massa. Mantendo a mesma simplicidade e estilo, diferente de outros artistas do período. O período Chacrinha se torna muito notório pela sua aparição e sua relação com as estrelas. Nessa parte Toni Venturi contrasta a imagem de 'mulher sedutora' com o lado mãe (observem as falas de Rogéria). Sua alienação em relação ao mundo é evidente, não entender como funcionava as "engrenagens" do mundo artístico.
O Documentário se torna uma homenagem muito bonito, em especial por exaltar o lado humilde a relação com os presos, o respeito conseguido pelos mesmos. É algo impressionante, as imagens de antigos shows são interessantes, em especial um documentário feito pela BBC falando sobre os garimpeiros da Serra Pelada em que ela aparece. Só confirma o status de 'lady do povo' dado por Venturi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário