domingo, 20 de março de 2011

Notícias de uma Guerra Particular: apontamentos



Um bom documentarista procura, por meio do conjunto de imagens e sons, acrescido a uma voz que os une (ou vozes) defender um ponto de vista. Esse mesmo ponto de vista é puramente calcado no mundo histórico o qual ele vive. É a partir dessa ideia do estudioso de documentários Bill Nichols que farei um breve texto referente ao documentário Notícias de uma Guerra Particular.

O documentário Notícias de uma Guerra Particular traz, como o próprio nome sugere, uma visão peculiar da guerra existente nos morros do Rio de Janeiro entre Traficantes e Policiais. Dirigido por João Moreira Sales e Katia Lund, o documentário trouxe novas concepções do espaço social da favela e também de seus habitantes.

A primeira coisa que pode ser apontada é o fato de que os documentaristas trabalham com comparações, de ideias que possam soar abstratas se pensarmos, exemplos como: vida, trabalho, auto-estima, morte. Vemos um documentário ao estilo expositivo em que vemos os problemas presentes e, logo em seguida, observamos a partir dos olhos dos documentaristas as comparações.

Talvez recorrer a Foucault seja uma ajuda e tanto, ao falarmos de discurso, pois cada "personagem" apresenta sua visão de mundo frente a mesma ideia e, notamso o quão díspar são essas mesmas visões. Um fator interessante é a visão de um jovem preso em uma casa de detenção do Rio e a de um policial do Bope sobre a morte. Ambos não sentem em si nenhum peso na consciência perante ao ato de matar. Algo curioso, pois tanto do lado do policial quanto do lado do jovem sabem que são forçados a agirem assim.

Um outro fator interessante presente no documentário é a presença de moradores do morro, explicando sua visão do espaço e dos jovens. Ao observarem o quão isolados socialmente são esses jovens e, pelo fato de não terem uma opção melhor lutarem por algo melhor dentro do tráfico (lembrando que este documentário foi feito sem nenhuma orientação acadêmica, seu intuito era simplesmente colher opiniões de pessoas que realmente vivem essa situação).

Apesar de tratar de um universo tão desigual e desumano, Notícias de uma Guerra Particular tem seu lado poético, um bom exemplo disso é a visão aérea da favela, muito repetida em alguns filmes do mesmo gênero. Nos mostra o lado "humano" das pessoas, disseca o que é viver ao extremo, o que é ser uma pessoa a margem de tudo.

Para quem ainda não conhece, fica aí a primeira parte do Filme.

http://www.youtube.com/watch?v=zp7KVlft-54

Nenhum comentário:

Postar um comentário